24 de mai. de 2012

A família

No estudo do Raja Yôga, temos quatro assuntos principais, Conhecimento (Gyan), Meditação (Yôga), Comportamento (Dharna), e o  Servir (Seva), Nosso Professor também se apresenta como Pai, Professor e Guru, o que nos leva a entender nossa congregação de várias maneiras, como família, escola, templo, exército, etc. Nesta e em próximas postagens vou abordar alguns aspectos referentes a estas analogias.

Família

Domingo a tarde e lá segue o individuo visitar sua família, que já é bem grande, e embora já esteja cuidando de sua vida a tempos, como pede a ordem natural da vida, ele pertence a aquela família (e no nosso caso não tem outro jeito pois a árvore da humanidade é única). Ele senta-se e começa a conversar com seus familiares e observa as situações, o comodo em que esta e as situações que observa vão depender da porta e da situação por onde ele entra, mas de qualquer maneira trata-se de sua família, ele sabe e sente isto. A questão é a sua atitude e a atitude de seus familiares. Se ele realmente se sentir da família, não aguentará ver algo caído no chão, ele se abaixará para pegar, e se notar que não há nada na dispensa para o almoço e havendo condições, ele correrá ao mercado para suprir a dispensa.

De forma alguma caberá ali uma posição de outro familiar tentando impedi-lo de agir como membro daquela família, tenha se passado o que for e ou o tempo que for, ele pertence aquela família, e a menos que ele não queira, ou algo o impeça como algum trauma em convivências anteriores, ou caso a tenha difamado e esteja com vergonha de aparecer ou tiver cometido crimes (neste caso estará preso e não parecerá mesmo). Ninguém poderá impedi-lo pois o Pai e a Mãe sempre quer e deseja os filhos juntos e a família reunida.

No caso de nossa família espiritual mundial, não tem jeito, e é bom tratarmos de nos entendermos, pois a família esta de mudança para uma nova casa no paraíso, e nosso Pai já avisou. Vamos todos juntos, embora as acomodações no transporte e na nova casa não sejam as mesmas para todos. Mas as portas da velha casa estão abertas, e nosso Pai e Mãe sempre disposto a ensinar, dialogar e ajudar os filhos nos seus tramites individuais, e aceitando ajuda, seja ela qual for, no preparo da nova casa, e na recuperação da dignidade da família.

Apareçam.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário