28 de mai. de 2012

Inteira ação



Obs.: No vídeo acima me apresento após um momento de recente composição, o que nos deixa bastante emotivos e desacertados (para mim é como um parto), também por conta das circunstâncias da própria situação não tinha tido oportunidade para meu refrescamento físico matinal, o que aqui me desculpo.

Então vou postar logo abaixo o vídeo com a música Roupinha Nova que fizemos no Domingo anterior a esta Segunda Feira quando nos preparávamos para sair. Observando que Elisa havia sugerido que sairia com a roupa que havia dormido, mas quando vi, ela já havia trocado de roupa sem que eu houvesse pedido (ela mesmo tem sua discriminação), então achei interessante e cantamos...

Este vídeo também remove o ar emotivo que apresentei no final da composição do sonho, e que para os que me conhecem, não é minha marca mais registrada, e sim o sorriso e a alegria que a vida merece.





Inteira ação

Sou filha de Bambambam
Que já nasce tendo uma mente sã
Nunca pisei num terreiro
Mas sei quem nesta história chegou primeiro

Vivo esta vida feito um balão
Adoro viver esta pressão
O plástico da verdade a me contornar
O mundo externo a me suportar
E o Seu amor a me inflar

Lembro, lembro, lembro
Cresço, cresço, cresço

Aguardando o momento
De estourar


.

25 de mai. de 2012

O serviço

No estudo do Raja Yôga, temos quatro assuntos principais, Conhecimento (Gyan), Meditação (Yôga), Comportamento (Dharna), e o  Servir (Seva), Nosso Professor também se apresenta como Pai, Professor e Guru, o que nos leva a entender nossa congregação de várias maneiras, como família, escola, templo, exército, etc. Nesta e em próximas postagens vou abordar alguns aspectos referentes a estas analogias.

Servir

Historicamente notamos o engano do yôga e outros caminhos espirituais serem utilizados ou indicados para a melhora da performance profissional do indivíduo. Certamente que a sua performance espiritual o ajudará profissionalmente, mas o contrário não funcionará, será como colocar a carroça a frente dos bois.

Servir é sinônimo de doar e isto proporciona o crescimento, também podemos nos confundir  pensando que quem possue uma melhor posição profissional ou econômica terá maiores condições de servir. Ledo engano, na maioria das vezes a flecha que atinge o alvo é uma palavra, um olhar, um puro pensamento, uma atitude de doação, de ajuda e de entendimento, ingredientes muitas vezes ausentes em quem procura a excelente performance profissional.

Cabe também observarmos que o avanço nos assuntos que estudamos caminham e avançam nas mesmas proporções, ou seja, você não será um excelente servo sem avançar no yôga, sem melhorar o entendimento do conhecimento e realmente mudar seu comportamento. 

Quem procura o estudo espiritual com intenções diversas como emagrecer, enriquecer, encontrar parceiro, se divertir, melhorar sua posição social, etc, não só não atingirão seus objetivos, como também se prejudicarão, pois estarão se tornando um obstáculo aos que estão buscando o verdadeiro crescimento espiritual.

Então vamos ser honestos em nossos motivos, lembrando que aqueles que já trilham este caminho e promovem o mal entendimento de seus objetivos, fazendo promoções enganosas para aumentarem seus públicos, estarão envolvidos em duplo erro, o que os conduzirá a resultados bastante divergentes do que esperam, e observamos mais ainda. Depois de não atingirem o que procuram, cometem um erro maior ainda, difamando o caminho que percorreram e seus companheiros que somente estavam sendo corretos e sinceros nas propostas apresentadas. 

Vemos ainda que muitas vezes, estes indivíduos se juntam formando  grupos rivais em nome da espiritualidade (grande exemplo dado pelos católicos e yôgues de várias linhas que se detestam), o que cria um grande desserviço difamando a espiritualidade e nosso Pai, afastando muitos que poderiam estar caminhando e crescendo felizes na criação de um mundo melhor.


.      

24 de mai. de 2012

A família

No estudo do Raja Yôga, temos quatro assuntos principais, Conhecimento (Gyan), Meditação (Yôga), Comportamento (Dharna), e o  Servir (Seva), Nosso Professor também se apresenta como Pai, Professor e Guru, o que nos leva a entender nossa congregação de várias maneiras, como família, escola, templo, exército, etc. Nesta e em próximas postagens vou abordar alguns aspectos referentes a estas analogias.

Família

Domingo a tarde e lá segue o individuo visitar sua família, que já é bem grande, e embora já esteja cuidando de sua vida a tempos, como pede a ordem natural da vida, ele pertence a aquela família (e no nosso caso não tem outro jeito pois a árvore da humanidade é única). Ele senta-se e começa a conversar com seus familiares e observa as situações, o comodo em que esta e as situações que observa vão depender da porta e da situação por onde ele entra, mas de qualquer maneira trata-se de sua família, ele sabe e sente isto. A questão é a sua atitude e a atitude de seus familiares. Se ele realmente se sentir da família, não aguentará ver algo caído no chão, ele se abaixará para pegar, e se notar que não há nada na dispensa para o almoço e havendo condições, ele correrá ao mercado para suprir a dispensa.

De forma alguma caberá ali uma posição de outro familiar tentando impedi-lo de agir como membro daquela família, tenha se passado o que for e ou o tempo que for, ele pertence aquela família, e a menos que ele não queira, ou algo o impeça como algum trauma em convivências anteriores, ou caso a tenha difamado e esteja com vergonha de aparecer ou tiver cometido crimes (neste caso estará preso e não parecerá mesmo). Ninguém poderá impedi-lo pois o Pai e a Mãe sempre quer e deseja os filhos juntos e a família reunida.

No caso de nossa família espiritual mundial, não tem jeito, e é bom tratarmos de nos entendermos, pois a família esta de mudança para uma nova casa no paraíso, e nosso Pai já avisou. Vamos todos juntos, embora as acomodações no transporte e na nova casa não sejam as mesmas para todos. Mas as portas da velha casa estão abertas, e nosso Pai e Mãe sempre disposto a ensinar, dialogar e ajudar os filhos nos seus tramites individuais, e aceitando ajuda, seja ela qual for, no preparo da nova casa, e na recuperação da dignidade da família.

Apareçam.


.